Brasileiros usam cupons e cashback em datas como Black Friday e Natal

Uso de sites e aplicativos que oferecem novas formas de desconto para compras online tem crescido

Você se lembra dos cupons de desconto que vinham junto com jornais e revistas? Há alguns anos, os consumidores precisavam recortá-los e levar à loja para conseguir uma promoção especial. Hoje, eles ainda existem, mas no comércio eletrônico.

E mais do que isso: eles foram responsáveis por um faturamento de R$ 35 milhões na Black Friday, segundo uma pesquisa do site Cuponomia. O mesmo levantamento mostrou que 95% dos entrevistados (aproximadamente mil consumidores online de todas as regiões do país) pretendem usar os cupons no Natal.

Esses descontos são oferecidos por sites como o próprio Cuponomia e o Méliuz. Esses portais e aplicativos oferecem aos internautas códigos de descontos de e-commerces parceiros. Assim, ao finalizar uma compra online, basta que o consumidor insira aquelas palavras-chave para pagar mais barato ou ganhar um brinde. E neste ano, durante a Black Friday, foram resgatados cerca de 1,2 milhão de códigos do tipo. Isso representa uma alta de 60% em relação ao último ano.

Segundo o levantamento, neste ano os usuários que usaram esses cupons tiveram uma economia de até 20% do valor da compra. De acordo com o Cuponomia, o tíquete médio dos pedidos feitos na Black Friday foi de R$ 600. Portanto, com um cupom de 20%, o valor das compras podem ter caído para R$ 480.

Ainda no levantamento, a Cuponomia registrou que os produtos mais comprados com os descontos durante o evento foram smartphones, TVs e eletroeletrônicos.

Cashback

Além dos descontos, os clientes também pretendem usar o benefício chamado de “cashback”, citado por 87% dos entrevistados.

O nome desse sistema significa “dinheiro de volta”, da tradução em inglês. Aplicativos como o Cuponomia e Méliuz devolvem uma parte do dinheiro que um cliente gastou em uma compra de alguma loja ou e-commerce parceiro. O benefício até parece, mas não é um desconto. Isso porque no caso de promoções ou descontos, o consumidor simplesmente paga menos por aquele produto. Já no cashback, ele paga o valor total dele e depois recebe uma porcentagem.

Produtos mais comprados

Segundo a pesquisa da Cuponomia, 55% dos consumidores afirmaram que devem comprar roupas e calçados no NatalJá 29% devem comprar eletrodomésticos, 22% pretendem comprar smartphones e 18% devem apostar em itens de decoração.

Durante a Black Friday, o volume de vendas de itens de moda usando cashback foi de apenas 17%. A expectativa é que, para o Natal, este número seja elevado.

Fonte: Valor Investe